sexta-feira, 10 de junho de 2016

FromSoftware Antes da Fama

A FromSoftware hoje é uma desenvolvedora de jogos conhecida por fazer jogos como Demon's Souls, Dark Souls e Bloodborne. Mas antes de Demon's Souls e Dark Souls levarem a empresa à fama, muitos outros jogos foram feitos e lançados, alguns menos conhecidos que outros.
Em 1986, Brain, o primeiro vírus de computador, saía do Paquistão e infectava os terrenos virtuais dos computadores MS-DOS. A Pixar era aberta na Califórnia. O primeiro jogo da série Legend of Zelda era lançado no Japão para o Famicom. A Microsoft dava sua primeira oferta inicial pública na bolsa de valores. O Castelo no Céu, primeiro filme do Studio Ghibli é lançado no Japão. Os Simpsons são idealizados e criados por Matt Groening. A primeira impressora 3D era comprada.  

Em meio a tudo isso, uma pequena empresa dedicada a programas de controle de recursos agrícolas era fundada num cantinho de Shibuya, em Tokyo, no Japão. Apenas anos depois, no começo dos anos 90, essa empresa, conhecida como FromSoftware, se aventurou no ramo dos jogos eletrônicos. Ainda assim, quando começaram, eram dedicados a fazer programas destinados a produzir jogos, porém essa tentativa não deu certo como planejado.

Com a experiência adquirida nas tentativas de desenvolver um software que ajudasse a criar jogos, e já tendo um certo conhecimento de como funcionava o próximo produto que seria lançado pela Sony, o Playstation, eles então, em 1994, lançaram um dos primeiros jogos do console: King's Field.
Lançado duas semanas depois do Playstation ser lançado no Japão, King's Field era um simples RPG de ação em primeira pessoa, onde você é um cavaleiro em Verdite procurando acabar com o mal que assola a terra e encontrar o pai desaparecido. Desde então já se percebiam características que permanecem até hoje em Dark Souls, como o combate lento e calculado, os ambientes escuros e sombrios das dungeons que o jogador tem de explorar, até mesmo o sistema de HP e stamina como nos jogos atuais da FromSoftwareeram presentes no primeiro King's Field.

O primeiro King's Field foi lançado só no Japão, mas em 2000 a FromSoftware lançou Sword of Moonlight, um programa de computador que permite ao usuário criar jogos completos com a engine presente no próprio e contém um remake completo do jogo original. Além disso, um patch que traduz os textos de King's Field para inglês foi lançado e está disponível gratuitamente para ser usado com as ISOs do jogo.
King's Field teve um sucesso consideravel em seu país, e nos anos seguintes, a empresa lançou mais duas sequências, King's Field II em 1995 e King's Field III em 1996, ambos para o Playstation. King's Field II foi o primeiro jogo da série lançado no Ocidente, distribuido pela ASCII Entertainment e seguindo a lógica da série Final Fantasy, lançando o jogo como King's Field. O mesmo se sucedeu com King's Field III, lançado pela ASCII no Ocidente como King's Field II.
Em 2001 foi lançada outra sequência, King's Field IV, ou King's Field: The Ancient City, como é chamado nos Estados Unidos, disponível para PS2. A única coisa que o jogo tem em comum tem com os outros da série é a sua jogabilidade, já que a história não tem relação com a terra de Verdite dos jogos anteriores, colocando o jogador no papel de um cavaleiro incumbido de retornar um ídolo de volta a uma antiga cidade subterrânea.

Em 2006 mais dois jogos da série foram lançados para o PSP apenas no Japão: King's Field: Additional I e King's Field: Additional II. Diferente dos outros jogos da série que possuíam movimento livre, os dois Additional tem o movimento e jogabilidade mais similares a dungeon crawlers como os da série Wizardry, Megami Tensei e Legend of Grimrock.
Com o conhecimento adquirido desenvolvendo os três primeiros King's Field, a FromSoftware resolveu partir para o reino dos jogos de mecha com Armored Core, cujo primeiro jogo, lançado em 1997, deu início a uma extensa série de jogos que até hoje são produzidos. Apesar do último jogo da série ter sido lançado em 2013, a empresa já deu seu parecer que, com a série Dark Souls terminada, gostariam de fazer mais um Armored Core.
Em Armored Core, você é um mercenário que fica no controle de um robô gigante e à disposição de duas corporações em conflito por poder num futuro onde a Terra é devastada por uma guerra mundial, a chamada "Guerra Cataclísmica". Além de realizar missões para as corporações e para vários grupos interessados nas habilidades do protagonista, o jogador também pode adquirir créditos para reparar o seu robô caso for danificado nas missões e customizá-lo com várias armas e peças disponíveis para a armadura. 

A série é a mais longa da FromSoftware, possuindo várias sequências, cada uma com uma história diferente mas com a jogabilidade permanecendo quase sempre a mesma, mas também aumentando as possibilidades de customização dos robôs:
  • Armored Core (1997), Armored Core: Project Phantasma (1997) e Armored Core: Master of Arena (1999) para o Playstation; 
  • Armored Core 2 (2000), Armored Core 2: Another Age (2001), Armored Core 3 (2002), Armored Core: Silent Line (2003), Armored Core: Nexus (2004) e Armored Core: Nine Breaker (2004) para o Playstation 2;
  • Armored Core: Formula Front (2004) para o PSP;
  • Armored Core 4 (2006), Armored Core: For Answer (2008), Armored Core V (2012) e Armored Core Verdict Day (2013) para o Playstation 3 e Xbox 360.
Em 1998, foram lançados dois jogos para o Playstation: Shadow Tower e Echo Night.
Shadow Tower é um jogo similar a King's Field, também é um RPG de ação em primeira pessoa onde o jogador controla um mercenário que explora a torre do título em busca da mulher que tomou conta dele quando era pequeno e de uma forma para libertar a terra de Zeptar do mal que a assola. Um aspecto único desse jogo é que ele não tem trilha sonora, os únicos sons presentes são os do ambiente, dos monstros, das armas e magias do jogador etc. Shadow Tower teve uma sequência lançada em 2003 para o Playstation 2, chamada Shadow Tower Abyss.
Shadow Tower Abyss foi lançado apenas no Japão; uma versão em inglês estava sendo feita, mas Mark Johnson, produtor da Agetec, distribuidora de grande parte dos títulos da FromSoftware, disse que a SCEA não tinha certeza se o jogo ia ter sucesso fora do Japão, e também tinha medo que os gráficos do jogo, em comparação com os de outros jogos lançados na época, prejudicariam mais a situação. Mesmo com tentativas da parte de Johnson, a SCEA não aceitou trazer Shadow Tower Abyss para o Ocidente. No jogo, o protagonista está em busca de uma antiga lança que, segundo contavam, dava poderes ao antigo líder do reino. Dentro da torre onde supostamente a lança está, o jogador é enganado e trancado na torre, e é forçado a subir até o seu topo para escapar.
 
Echo Night é um jogo de survival horror em primeira pessoa onde o jogador controla um homem chamado Richard Osmond que está em busca do que aconteceu com o navio Orpheus, que misteriosamente desapareceu em alto mar, e também descobrir a verdadeira natureza sobre duas pedras que contém poderes sobrenaturais. Diferente dos outros jogos, neste o jogador precisa, além de desvendar o mistério de Orpheus, confrontar fantasmas e vivenciar fatos que aconteceram no passado, para onde o protagonista é transportado por alguns artefatos.
Echo Night teve duas sequencias, uma lançada também para o Playstation apenas no Japão em 1999, chamada Echo Night 2: The Lord of Nightmares, que continua a história do primeiro jogo, e outra em 2005 para o Playstation 2, chamada Echo Night: Beyond, ou Nebula: Echo Night no Japão. Todos os jogos possuem finais múltiplos.
Echo Night: Beyond, diferente dos dois jogos anteriores, que se passavam nos anos 40, se passa no futuro, onde o jogador controla um outro Richard Osmond que resolve passar a lua-de-mel na Lua com a esposa recém-casada, mas no caminho a nave espacial que os levava sofre uma pane e os leva a colidir com a superfície lunar. Com isso os recém-casados ficam separados e cabe ao jogador encontrar a esposa, enquanto foge dos espíritos das pessoas que morreram na colisão da espaçonave. E literalmente, o jogador tem de fugir dos espíritos; um dos mecanismos do jogo é um medidor cardíaco, se Richard ficar muito tempo na presença dos fantasmas hostis isso fará com que ele sofra um ataque cardíaco e morra.
Em 1999, além de Armored Core: Master of Arena e Echo Night 2, foram lançados mais dois jogos, apenas para o Japão: Spriggan: Lunar Verse, para o Playstation, e Frame Gride, para o Dreamcast.
Spriggan: Lunar Verse é um jogo baseado no mangá Spriggan, de Hiroshi Takashige, onde, no final da Guerra Fria, vários artefatos, que são aparentemente impossíveis de existir considerando as circunstâncias em que foram achados (chamados em inglês de OOPArt, sigla para "Out-Of-Place Artifacts", que significa "objetos fora de lugar"), são encontrados espalhados ao redor do mundo, e que levam a vários grupos a entrar em conflico com a Organização ARCAM, que se pôs a proteger esses objetos de quem pudesse usá-los como armas. Spriggan é o nome dado aos agentes da ARCAM.

Lunar Verse segue uma história original e diferente do mangá, e coloca o jogador na pele de um Spriggan chamado Otsuki Tatsuki, convocado pela ARCAM para ajudar a defender a Terra de qualquer mal que possa acontecer devido às ações de quem quiser usar os artefatos encontrados. O jogo oferece uma série de missões que o jogador completa, derrotando inimigos ou resolvendo puzzles.
Frame Gride já é um jogo parecido com Armored Core, mas diferente de um ambiente futurista e tecnológico, o desse jogo é mais arcaico e medieval, onde ao invés de tecnologia avançada os robôs parecem ter um quê de magia e misticismo por trás de suas criações. O jogador controla um Cavaleiro do Reino que deve proteger a terra em que vive com o seu robô gigante no oitavo século do Calendário Imperial. Assim como em Armored Core, o robô do jogador também tem um alto nível de customização que pode ser realizada.

Em 2000, além de Armored Core 2, mais três outros jogos foram lançados para o Playstation 2: Eternal Ring, Evergrace e The Adventures of Cookie & Cream.

Eternal Ring é um jogo parecido com King's Field, é um RPG de ação em primeira pessoa, mas o que diferencia os dois é que Eternal Ring tem um sistema que permite ao jogador criar anéis mágicos com jóias diferentes, cada um oferecendo uma habilidade única. O jogo se passa na Ilha Sem Retorno, um local onde Cain Morgan, quem o jogador controla, é mandado para investigar o local que dizem ser cheio de criaturas hostis e descobrir mais sobre o anel do título, o Anel Eterno.

Evergrace também é um RPG de ação, mas diferente de Eternal Ring e dos outros jogos do gênero que a FromSoftware já fez, este é em terceira pessoa, e dá a oportunidade do jogador escolher entre dois personagens: Sharline e Darius, cada um com história e habilidades diferentes. Os dois são transportados para Rieubane, um mundo "perdido" selado magicamente há muito tempo. Os dois partem m busca de uma solução para libertar Rieubane dos monstros que a aterrorizam e achar um meio de voltar para casa. Evergrace teve uma prequel lançada em 2001 também para o Playstation 2, chamada Forever Kingdom (Evergrace II no Japão).
Em Forever Kingdom, o jogador controla apenas Darius, que parte com seus amigos, formando os Quatro Espadachins de Solta, para buscar vingança contra quem matou seus pais. Darius possui uma maldição chamada Soul Bind, que faz com que, se um dos membros da party do jogador for atacados, todos os outros recebem parte do dano; se a barra 'Soul' no canto da tela chegar a zero, consequencia de receber constantes ataques de inimigos, a party toda morre simultaneamente.
 
The Adventures of Cookie and Cream (Kuri Kuri Mix no Japão e na Europa) é um jogo de aventura onde dois coelhos chamados Cookie (Chestnut no Japão e na Europa) e Cream partem numa jornada para descobrir o que houve com a Lua, que aparentemente sumiu, e impedir que o Festival da Lua de seu clã seja interrompido. O jogo é um misto de platformer com puzzle, e pode ser jogado com uma ou duas pessoas. Com duas pessoas é possível cada jogador controlar um dos coelhos, mas no modo single-player o jogador sozinho tem de controlar os dois coelhos ao mesmo tempo. O jogo teve um port para o Nintendo DS lançado em 2007 chamado apenas de Cookie and Cream (ou KuriKuri DS: Otasuke Island) e também está disponível para o Playstation 3.
 
Em 2001, como previamente mencionado, três jogos foram lançados para o PS2: Armored Core 2: Another Age, Forever Kingdom, e King's Field IV. 
 
Em 2002, além de Armored Core 3, foram lançados outros três jogos: Otogi: Myth of Demons e Murakumo: Renegade Mech Pursuit para o Xbox e Lost Kingdoms para o GameCube.
Otogi: Myth of Demons é um hack and slash onde o jogador controla Raikoh Minamoto (baseado em Minamoto no Yorimitsu, que servia aos regentes do clã Fujiwara no final do século X e começo do século XI), que fazia parte de um clã de carrascos e se recusou a matar o próprio pai. Raikoh se recusou e roubou a Soul Shine, a espada ancestral do clã, e fugiu de Kyoto, a capital na época. Ao fazer isso, o selo entre o mundo humano e o mundo dos demônios foi quebrado, liberando uma horda de demônios que aterrorizaram a cidade. Raikoh quase foi morto nesse processo, mas uma princesa banida ao submundo o ajudou a se recuperar, dando-lhe um novo corpo e lhe prometendo redenção dos seus atos se ajudasse a libertar Kyoto dos demônios.
Otogi teve uma sequencia lançada em 2003 também para o Xbox chamada Otogi 2: Immortal Warriors, que continua a história do primeiro e traz Raikoh de volta para matar mais demônios junto com mais 5 novos personagens à disposição do jogador.
Murakumo: Renegade Mech Pursuit é uma espécie de rail shooter em terceira pessoa onde você controla robôs gigantes buscando destruir ARKs, robôs com consciencia própria que acabaram se rebelando contra seus criadores.
Lost Kingdoms é um RPG de ação com um sistema baseado no uso de cartas mágicas que auxiliam o jogador em combates. O jogador controla Katia, a princesa do reino de Argwyll, que parte em busca de seu pai, que não retornou desde que foi descobrir a causa da névoa negra que vem consumindo tudo o que há pela frente. 
Lost Kingdoms teve uma sequencia lançada em 2003 também para o GameCube, chamada Lost Kingdoms II. Nele, o jogador controla Tara, uma ladra que se junta ao Bando dos Escorpiões para roubar as pedras rúnicas das cavernas de Kendaria.
Em 2003, além de Armored Core: Silent Line, Lost Kingdoms II, Shadow Tower Abyss e Otogi 2, também foi lançado um jogo para o Xbox, chamado Thousand Land.
Thousand Land é um jogo de estratégia e um dos poucos jogos do Xbox lançados exclusivamente no Japão. Nele, o jogador molda a terra ao seu redor, formando defesas, pontos e formas de ataque, para que depois, na segunda fase do jogo, possa lutar contra o adversário.
Em 2004, além de Echo Night: Beyond, Armored Core: Nexus, Armored Core: Nine Breaker e Armored Core: Formula Front, outros dois jogos foram lançados: Kuon, para o Playstation 2, e Metal Wolf Chaos, para o Xbox.
Kuon é um survival horror baseado nas antigas histórias japonesas de terror chamadas Kaidan, contadas e influenciadas pelo período Edo do Japão. O jogo se passa em Kyoto, no perído Heian do Japão, onde o jogador, que pode controlar três personagens, explora uma mansão feudal cheia de fantasmas e mortos-vivos, cada personagem indo por um motivo diferente: Utsuki, com a irmã, para encontrar o pai, o exorcista Doman Ashiya; Sakuya, também para encontrar Doman Ashiya, de quem ela é discípula e também para descobrir o que se passa na mansão; e Abe no Seimei, um exorcista que entra na mansão para tentar expurgá-la do mal que a assombra.
Metal Wolf Chaos, lançado apenas no Japão, é um third-person shooter onde o jogador assume o papel de Michael Wilson, presidente dos Estados Unidos, que usa uma armadura mecha especial para combater as forças que invadiram e tomaram conta de seu país num golpe de Estado. 
Em 2005, além de Armored Core: Last Raven, mais três jogos foram lançados para o Playstation 2: Yoshitsune Eiyūden: The Story of Hero Yoshitsune, Yoshitsune Eiyūden Shura e Another Century's Episode. Desses, apenas Armored Core: Last Raven não é exclusivo do Japão.
Yoshitsune Eiyūden é um jogo de ação em terceira pessoa com alguns elementos de estratégia, lembrando um pouco Dynasty Warriors, mas sem a multidão de inimigos. O jogo é baseado no lendário samurai Minamoto no Yoshitsune, que viveu no final do período Heian do Japão. O jogo foi relançado quatro meses depois como Yoshitsune Eiyūden Shura, com mais personagens, fases e a adição de novas mecânicas de gameplay, incluindo um modo para dois jogadores.
Another Century's Episode é um jogo de ação que faz parte da série Super Robot Wars, com gameplay similar ao de Zone of the Enders, onde você controla robôs gigantes, como os da série Mobile Suit Gundam, um dos muitos animes em que o jogo também se inspira, refazendo algumas histórias e levemente alterando outras. O jogo teve mais quatro sequências lançadas, todas, com o jogo original, apenas no Japão: Another Century's Episode 2 (2006) e Another Century's Episode 3: The Final (2007) para o Playstation 2, Another Century's Episode: R (2010) para o Playstation 3 e Another Century's Episode Portable (2011) para PSP.
Em 2006, além de King's Field Additional I & II, Another Century's Episode 2 e Armored Core 4, mais dois jogos foram lançados: Enchanted Arms, para o Playstation 3 e Xbox 360, e Chromehounds, apenas para o Xbox 360.
Enchanted Arms é um RPG mais tradicional, onde o jogador assume o papel de Atsuma, um jovem que pode absorver energia com seu braço direito e usá-la para derrotar os monstros que aterrorizam Yokohama City a mando da Rainha do Gelo.
Chromehounds é um jogo de ação onde o jogador controla um mercenário de Rafzekael, que fica envolvido na Guerra de Neroimus. O reino de Sal Kar, se sentindo ameaçado pelos constantes ataques entre Morskoj e Tarakia, com quem faz fronteira, construiu um fronte de batalha bem na parte onde as três nações se encontram. As duas outras nações não concordam com essa construção, e então as três entram em conflito. O jogador controla um HOUND, um tipo de mecha usado nessa guerra, que pode ser customizado de várias formas.
Em 2007, além de Another Century's Episode 3: Final, dois outros jogos foram lançados para o Nintendo DS no Japão: Nanpure VOW e Iraroji VOW. Ao contrário dos jogos anteriores, estes são extremamente simples no conceito. Nanpure VOW é um jogo de sudoku, enquanto Iraroji VOW é um jogo de picross.
Em 2008, além de Armored Core: For Answer, outro jogo foi lançado para a Live Arcade do Xbox 360, chamado Shadow Assault: Tenchu.
Shadow Assault: Tenchu é um jogo da série Tenchu, da qual grande parte dos jogos a FromSoftware já distribuiu e fez ports para o PSP no Japão. O jogo é um puzzle de ação, no estilo da franquia Deception, da Tecmo, onde você cumpre várias missões em que deve colocar armadilhas para derrotar inimigos sem que eles o vejam.
Em 2009, a FromSoftware lançou seu grande sucesso internacional, o RPG de ação Demon's Souls, considerado sucessor espiritual da série King's Field, tendo vendido quase 2 milhões de cópias desde seu lançamento até hoje. Mas além dele, foram lançados dois outros jogos: Ninja Blade, para Xbox 360 e PC, e Inugamike no Ichizoku e Yatsu Hakamura, para o Nintendo DS, apenas no Japão.
Ninja Blade é um jogo de ação em terceira pessoa com vários eventos de quick-time onde você controla um ninja nos tempos atuais em Tokyo que tem de derrotar várias criaturas que surgiram depois de pessoas serem infectadas por um parasita. Ninja Blade está disponível na Steam.
Inugamike no Ichizoku (The Inugami Clan) é um adventure baseado no livro homônimo escrito por Seishi Yokomizo e lançado em 1951. O livro e o jogo contam sobre um detetive partcular que investiga as assassinatos cometidos aos membros do clã Inugami após seu líder morrer e deixar um testamento garantindo uma grande fortuna garantida aos seus filhos sob condições específicas.
Yatsu Hakamura (Village of Eight Gravestones) é outro adventure no mesmo estilo do Inugamike no Ichizoku, também baseado no livro homônimo de Seishi Yokomizo e lançado em 1951. O livro e o jogo contam sobre um jovem que descobre ser herdeiro de uma propriedade numa vila chamada Yatsuhamakura. Assim que ele chega lá e assume a posse da propriedade, vários moradores do vilarejo começam a morrer misteriosamente, e cabe ao protagonista, e consequentemente ao jogador descobrir o motivo por trás dessas mortes e evitar com que a sua seja a próxima.
Em 2010, além de Another Century's Episode: R, outro jogo foi lançado para o PSP no Japão, chamado Monster Hunter Diary: Poka Poka Airou Village.
Monster Hunter Diary é um spin-off da série Monster Hunter lançado apenas no Japão onde você controla um grupo de felynes que viajam por vários lugares diferentes derrotando monstros de um modo similar a Patapon. O jogador não tem um controle direto sobre os felynes, podendo apenas lhes dar ordens. O jogo também tem certos elementos de "management" e, devido a uma colaboração com a Sanrio, possui alguns itens relacionados a Hello Kitty. Uma expansão chamada Monster Hunter Diary Poka Poka Airou Village G foi lançada em 2011.
Em 2011, os únicos lançamentos foram Another Century's Episode Portable, que, lançado no começo do ano, vendeu pouco mais de 70 mil cópias na primeira semana, enquanto Dark Souls, sucesso mundial, vendeu quase 300 mil, subindo e chegando a ter vendido quase 2,5 milhões de cópias mesmo 2 anos depois de seu lançamento.
Em 2012, além de Armored Core V, mais dois jogos foram lançados: Mobile Suit Gundam Unicorn  para o Playstation 3 e Steel Battalion: Heavy Armor para o Xbox 360.
Mobile Suit Gundam Unicorn é um jogo de ação em terceira pessoa lançado apenas no Japão e baseado nos três primeiros episódios do anime de mesmo nome da Sunrise. Nele, o jogador pode jogar de três pontos de vista diferentes: de Banagher Links, o protagonista; de Full Frontal, o antagonista; e de Matilda Cruz, uma piloto de Neo Zeon.
Steel Battalion: Heavy Armor é a sequência de dois outros jogos feitos e lançados anteriormente pela Capcom: Steel Battalion e Steel Battalion: Line of Contact, ambos lançados para o Xbox. Diferente dos jogos anteriores da série, que precisavam de um controle especial (que tinha cerca de 40 botões), este utiliza ambos os controles normais do Xbox 360 e os controles disponíveis através do uso do Kinect. O jogador controla uma espécie de tanque robô bípede, chamado de Tanque Vertical, completando uma série de missões para defender os Estados Unidos de uma ofensiva chinesa após a China se tornar a maior superpotência mundial e tomar controle de grande parte das Nações Unidas e do mundo no futuro.
Em 2013, o único jogo lançado pela FromSoftware foi Armored Core: Verdict Day, e em seguida, em 2014 foi lançado a sequência de Dark Souls, Dark Souls II, vendendo mais de dois milhões de cópias em um ano, e que teve uma nova versão lançada no começo de 2015 chamada Scholar of the First Sin
 
Em 2015, um mês depois de Dark Souls 2: Scholar of the First Sin ser lançado, foi lançado Bloodborne, um jogo com características similares às da série Souls, e chegando a vender um milhão de cópias em um mês. Além desses jogos, também foi lançada a versão de 3DS de Monster Hunter Diary, chamada Monster Hunter Diary: Poka Poka Airou Village DX, apenas no Japão.
 
Em 2016, o único lançamento até o momento foi Dark Souls III, se tornando o jogo mais vendido da Bandai Namco Entertainment na data de seu lançamento, vendendo mais de três milhões de cópias em dois meses. Recentemente a FromSoftware anunciou que estava trabalhando em um novo jogo e, como dito anteriormente, gostariam de retornar à franquia Armored Core. Resta esperar os próximos meses para ver se surgem mais notícias.
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário